sexta-feira, 8 de abril de 2011

A tradição mineira tem endereço certo em Campinas


Um pedacinho de Minas Gerais em Campinas. Há sete anos instalado na cidade, o restaurante Fogão Mineiro resgata a tradição da culinária típica daquele estado, o clima bucólico de cidades pequenas do interior e as canções de moda de viola. Instalado no distrito de Sousas, o ambiente simples e descontraído da primeira unidade cativou a clientela. O sucesso da casa levou o proprietário Pedro Oliveira a expandir a marca com duas novas unidades, inauguradas em 2010: uma no Campinas Shopping e outra no Parque D. Pedro Shopping.

A culinária mineira da casa vem carregada de tradição. As receitas passadas de geração em geração, e preparadas no fogão à lenha, remetem à infância e ao inconfundível sabor de comida caseira. Em toda mesa mineira não podem faltar feijão tropeiro, lombo ou costelinha de porco com mandioca, torresmo, linguiça apimentada, frango com quiabo, tutu de feijão com couve refogada, ovos fritos e bisteca. As sobremesas são de dar água na boca: doce de leite ou goiaba com queijo e doce de abóbora.

De acordo com o proprietário, Pedro de Oliveira, o Fogão Mineiro ajuda a difundir a culinária e a tradição mineira em Campinas. “A comida é típica, mas sempre tem algo mais leve, como um peixe, por exemplo, no bufê. Tudo para agradar aqueles que não estão acostumados com os temperos da fazenda”.
No Fogão Mineiro, esses pratos típicos são servidos à la carte durante a semana. Aos sábados, domingos e feriados o almoço é self-service com preço fechado, servido no fogão à lenha – uma ótima oportunidade para provar os diferentes quitutes mineiros – com uma sobremesa incluída. Nos shoppings foi adotado o sistema self-service.

Para animar o público que gosta de uma boa moda de viola, as atrações musicais da unidade de Sousas são de tirar o chapéu. Na quinta-feira é a vez de Marco Antonio & Sereno apresentarem seu repertório de sertanejo de raiz. A dupla Tatão & Helinho é a atração fixa do momento e se apresenta nas sextas e sábados no restaurante. Há oito anos juntos, e há cinco tocando na casa, os músicos levam para as letras das canções os ‘causos’ caipiras.

Primeira unidade
A primeira unidade do Fogão Mineiro foi inaugurada em maio de 2004. O local escolhido, uma encosta da pacata estrada que liga Sousas a Joaquim Egidio, transmite o clima e a sensação de uma casa de campo. Com capacidade para 300 pessoas, o estabelecimento recebe em média 1500 clientes por semana. A área do estacionamento tem oitenta vagas para automóveis.

O salão possui 70 mesas em madeira, cobertas por toalhas de chita com sua estampa floral de colorido forte e que deixa o ambiente mais alegre e descontraído. As cadeiras de palha, os bancos de madeira, as cestas de vime e rodas de carroças penduradas no teto, assim como as garrafas dispostas em “porta-sapatos” coloridos, os objetos em cobre e cerâmica, os azulejos tipicamente mineiros e um pequeno altar com a imagem religiosa compõem o clima rústico contemporâneo de fazenda.
O local é cenário todos os anos de uma festa junina, com direito a barracas de comidas e bebidas típicas. Além disso, de terça a sexta-feira o Fogão Mineiro está disponível para a realização de eventos e cerimônias, como casamentos, aniversários e confraternização de empresas.

Shoppings centers
Da pacata Sousas para o burburinho do ícone da sociedade moderna: os shopping centers. Sem perder o sabor mineiro, a variedade e a qualidade dos quitutes, a marca expandiu suas fronteiras e se instalou nas praças de alimentação do Campinas Shopping, inaugurado em janeiro de 2010, e na sequência, em outubro do mesmo ano, no Parque D. Pedro Shopping. A empreitada deu tão certo que os proprietários já estão analisando a possibilidade de partir para mais uma unidade em breve.

As iguarias do bufê são servidas em sistema de self-service por quilo. “Com mais de cinquenta opções disponíveis, o almoço é uma ótima opção para quem prefere uma refeição balanceada e com gostinho de comida caseira”, afirma Pedro Oliveira.

Serviço:
Fogão Mineiro
Sousas
Estrada Sousas -Joaquim Egídio, km 1 - SP
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 11h30 às 13h. Domingo das 12h às 18h.
Couvert artístico: quinta-feira, sexta-feira e sábado R$ 7,00 por pessoa.
Contato: (19) 3258-6026

Campinas Shopping
Rua Jacy Teixeira Camargo, 940, Jd. do Lago – Praça de alimentação
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h

Parque D. Pedro Shopping
Av. Guilherme Campos, 500, Jd. Santa Genebra – Praça de alimentação
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 10h às 23h